O controle de jornada de um empregado externo realizado em aplicativos on-line conta com várias funcionalidades do smartphone para garantir a veracidade do ponto registrado. Se há dúvidas se o ponto foi registrado no local esperado e pelo próprio empregado, nada melhor que adotar aplicativos de gestão on-line.

Smartphone e Controle de Jornada

A gestão do tempo de trabalho do empregado externo pode contar com as funcionalidades do smartphone para garantir a veracidade do ponto registrado. Isso mesmo: se há dúvidas se o ponto foi registrado no local esperado e pelo próprio empregado, nada melhor que adotar aplicativos de gestão on-line que possuem o controle de jornada

Estando nas dependências da empresa, o empregado apresenta suas credenciais (o seu cartão, por exemplo) e o ponto já está registrado. Em outras empresas, há o uso de impressão digital ou simples anotação com assinatura em um livro de ponto. No ambiente interno, o registro de ponto é acompanhado de modo mais próximo e não há muitos receios que tenha sido realizado de forma indevida, embora eventualmente possa ocorrer algum tipo de não conformidade.

Já no ambiente externo, quando o empregado realiza serviços de campo, a distância dos demais empregados e dos gestores pode ser um facilitador para registros indevidos. Nesse cenário, um aliado no registro do ponto é o próprio smartphone com as tecnologias que ele possui como GPS, IMEI e câmera. E em breve, por que não, também o uso de reconhecimento digital, facial ou de voz?

Como os trabalhadores externos necessitam da mobilidade para desempenhar suas funções, é importante garantir essa flexibilidade sem abrir mão de um controle adequado da sua jornada. Como mencionamos em outro artigo, o controle de jornada pode ser realizado para empregados celetistas que trabalham externamente (confira aqui).

Para validar o registro, os aplicativos de controle de jornada utilizam as seguintes informações:

  • Credenciais do empregado (login e senha);
  • IMEI do telefone;
  • Data e hora;
  • Coordenadas;
  • Detecção de aplicativos falseadores.


Image

Identificação

Primeiramente, a identificação do empregado é realizada pelas informações de login e senha. Como esses dados são únicos no sistema e de responsabilidade do usuário, admite-se que o registro do ponto foi realizado pela pessoa detentora de login/senha. Há duas abordagens referentes ao celular para a gestão de conta do usuário:
  • Aparelho variável: o acesso ao aplicativo é realizado com login e senha em qualquer celular. Desta forma, o registro de ponto é válido quando for realizado a partir de qualquer aparelho com o aplicativo instalado.
  • Aparelho único: o acesso ao aplicativo é permitido apenas quando realizado no aparelho cujo IMEI (International Mobile Equipment Identity) esteja vinculado ao empregado. O IMEI é um código numérico único e global que identifica celulares internacionalmente.
A associação do IMEI ao empregado é um aspecto extra de conferência, pois evita que as credenciais (login/senha) sejam repassadas para outra pessoa realizar o ponto a partir de outro celular e em outra localização. Apenas registros originados no IMEI cadastrado para o empregado são válidos.

Horário

No momento do ponto, o aplicativo registra a data/hora utilizando essas informações da rede de telefonia móvel, que considera o horário oficial de Brasília disponibilizado pelo NTP (Network Time Protocol) ou Protocolo de Tempo para Redes.

Em caso de o empregado estar em uma área sem cobertura de rede móvel, o registro de ponto é salvo em modo off-line. O aplicativo monitora a data/hora do celular e, caso exista alguma diferença em relação ao horário oficial de Brasília, o sistema faz a correção necessária.

Os horários de trabalho definidos por contrato entre empregado e empregador estão presentes no aplicativo. É possível configurar a tolerância da marcação para mostrar as mensagens de registro realizado dentro ou fora do horário esperado.

Georreferenciamento

O GPS do smartphone fornece as coordenadas geográficas e a marcação do ponto é realizada de modo georreferenciado, com a localização do empregado no momento do registro. Para isso, deve-se permitir ao aplicativo acessar as coordenadas do aparelho, uma vez que  a localização é considerada um dado sensível do usuário e que requer sua permissão para acesso.

O georreferenciamento do registro pode ter uma variação de alguns metros em relação à localização real, pois a funcionalidade de GPS possui uma precisão associada que indica o erro máximo da coordenada geográfica.  

Como há uma relação entre precisão e consumo de bateria, geralmente opta-se por uma precisão média que atenda aos objetivos da operação. Uma boa opção é a biblioteca Fused Location, uma API (Application Programming Interface) da Google Play Services de localização que concilia boa precisão com economia de bateria. Isso é possível pela utilização integrada de Wi-Fi, 3G/4G e GPS para redução de consumo de bateria.
Image

Fused Location API

A Fused Location API obtém coordenadas a partir de diferentes provedores de localização, como GPS, Wi-FI e rede móvel. Em locais onde a precisão é menor ou que não possuem as coberturas Wi-Fi ou 3G/4G, o GPS é ativado. Essas informações são cruzadas com os sensores do aparelho como acelerômetro e giroscópio.

O objetivo dessa API é oferecer, para smartphones com sistema operacional Android, uma interface de localização simples e eficiente sem consumo elevado da bateria. Basicamente, ela utiliza diferentes meios disponíveis para a obtenção de localizações, como a triangulação de torres de celular e redes Wi-Fi, preferencialmente ao GPS.

Assim, dados os critérios de precisão, a API faz o chaveamento entre as diferentes tecnologias, fornecendo a melhor coordenada com a maior economia de energia. Além disso, a API faz um reaproveitamento de coordenadas, caso mais de um aplicativo esteja utilizando as localizações.

O ponto de partida é a última coordenada conhecida. O aplicativo solicita a última localização conhecida do celular do usuário e, de acordo com a configuração do nível de serviço desejado (modo como a próxima coordenada será preferencialmente definida), a coordenada é entregue para os aplicativos.  

As opções de configuração de prioridade para definição da coordenada são:
  • localização mais precisa;
  • modo balanceado entre precisão e consumo de bateria;
  • menor consumo de bateria;
  • nenhum consumo de bateria.
Image

Localização Esperada

Para cada empregado, o sistema permite o cadastro de um ou mais pontos de partida, isto é, coordenadas em torno das quais espera-se que ele dê início à jornada de trabalho. Esse ponto de partida pode ser fixo, como a sua residência, ou variável conforme o dia da semana, como os locais de reunião das equipes de venda no início do dia.

Assim como há ponto de partida, é possível também cadastrar o ponto de encerramento da jornada de trabalho e o ponto de intervalo.  

Os registros de pontos de partida e de encerramento da jornada são utilizados pelo sistema para gerar a melhor rota de execução de atividades.

Eles também são utilizados para gerar mensagens de ressalvas e alertas, caso o registro de ponto seja efetuado em coordenada fora da área esperada.  



Image

Verificação de Aplicativo Falseador

controle de jornada ainda verifica se o celular faz uso de aplicativos que alteram a coordenada real, conhecidos como aplicativos falseadores de localização.

Existem muitos aplicativos gratuitos disponíveis na internet e a razão para utilizá-los vai desde a busca por mais Pokémons até o acesso a conteúdos indisponíveis na área geográfica do usuário.

Se para algumas finalidades o uso desses aplicativos pode ser oportuna, para o controle de jornada efetivo e para o acompanhamento dos deslocamentos do empregado, o emprego de falseadores de localização é proibido. 

O aplicativo de gestão on-line identifica a presença de falseadores de GPS e impede a marcação de registro e pode ainda gerar alertas e mensagens indicando a inconformidade.

E no futuro?

O uso de aplicativo para o controle de jornada abriu um leque de possibilidades para aperfeiçoar esse controle, uma vez que temos à disposição os vários recursos presentes nos smartphones. E no futuro, outras funcionalidades dos celulares abrirão ainda novos caminhos e estaremos aqui para trazer mais inovações para você. 

Se quiser saber mais sobre o controle de jornada para empregados de campo, separamos esses conteúdos para você!


Image
Image

Conheça mais sobre os aplicativos MaxSales e MaxService e entre em contato conosco!




Image
Image

Newsletter Subscribe

Sistema MaxField

A plataforma MaxField disponibiliza soluções fim a fim para Field SalesField Service, com funcionalidades de despacho, agenda e gerenciamento on-line de visitas e serviços em campo.


© {2020} MaxProcess. All Rights Reserved. Powered by MaxProcess