Além do monitoramento da operação a partir da plataforma Web, os sistemas de gestão MaxField contam com aplicativos de monitoramento no smartphone para os supervisores das equipes que operam como líderes de campo.

Saneamento - Qualidade da Água

“Integrando o laboratório de análises da qualidade da água, as equipes de campo e o tratamento de contaminações em tempo recorde” 

Um dos grandes desafios das empresas de saneamento no BRASIL é a manutenção da qualidade da água disponibilizada para a população.

Recentemente, o Ministério da Justiça, em uma operação denominada “Guardiões das Águas” instaurou processos administrativos contra 300 instituições responsáveis por unidades de tratamento de água e sistemas de distribuição, conforme matéria do Portal “Digital Water” do dia 25/08/2022.   https://lnkd.in/dRfMQxtN

Naturalmente, este processo, quando visto pelo olhar de tratamento da água, remete às atividades do laboratório de análises e as ações de tratamento de contaminações identificadas.

Mas entre as atividades do laboratório e as ações de tratamento existem as equipes de campo responsáveis pela coleta das amostras que são a matéria prima que suportam todas as atividades subsequentes. A qualidade da coleta é um fundamento em todo o processo de tratamento da água. A garantia de uma coleta com critérios é fator de sucesso em todo o processo de manutenção da QUALIDADE DA ÁGUA.

Nossa solução MAXFIELD suporta o processo de campo e garante que as coletas de amostras para análises serão realizadas segundo os critérios técnicos adequados que impactarão na qualidade das análises e, de forma integrada com os sistemas do laboratório, acionam prioritariamente as equipes de tratamento de contaminações em campo.

A figura abaixo, retrata de forma simplificada, o esquema de integração da solução de FIELD SERVICES MAXFIELD no processo de tratamento da QUALIDADE DA ÁGUA no Laboratório:

Image

No esquema acima marcamos os pontos de garantia de qualidade que o processo de gestão das equipes de campo interfere de forma positiva na qualidade da coleta das amostras. A seguir transcrevemos, com detalhes, cada um destes pontos:

1. Integração

Integração com sistemas de registro dos resultados de análises para captura dos roteiros e envio, em tempo real, das informações registradas no checklist da execução no campo;

2. Disponibilidade das equipes

Controle da disponibilidade das equipes de campo, programação automática, roteirização e despacho dos roteiros atendendo ao planejamento mensal de cada localidade de abrangência da empresa de saneamento;

3. Gestão Online

Gerenciamento, em tempo real, da produtividade das equipes de campo, para garantir a execução da produção programada;

4. Coleta

Garantia de realização da coleta nos locais definidos através do registro de início da execução através de fotos georreferenciadas.

5. Suporte à execução das atividades

Suporte à execução das atividades pelas equipes de campo com a obrigatoriedade de preenchimento de checklist por tipo de coleta: Captação, reservatório, rede, domicílios etc., disponibilizando campos para preenchimento manual, fluxos de geração de documentação para auxiliar nas análises: fotos dos locais de coleta e fotos de possíveis focos de contaminação.

6. Captura automática

Captura automática de informações complementares através da integração com sites de previsão do tempo, para eliminar a incerteza ou imprecisão das informações da equipe, tais como:
  1. Temperatura ambiente – Registro automático da temperatura ambiente no momento da coleta da amostra;
  2. Condições do tempo – Registro de informações sobre as condições do tempo: humidade relativa do ar, probabilidade de chuvas ou precipitação;
  3. Informação sobre chuvas nas últimas 48 horas;
  4. Data/hora exata da coleta de informações.

7. Integração automática

Integração automática com sistema do laboratório para cadastro dos dados coletados em campo e monitoramento da entrega dos frascos contendo as amostras de cada localizo.

8. Monitoramento

Monitoramento do resultado das análises para acionamento automático das etapas de execução de ações de correção de contaminações identificadas:
  1. Acionamento automático de equipes de tratamento;
  2. Controle da execução e baixa destas atividades;
  3. Agendamento para nova coleta para verificação dos resultados do tratamento;

Acompanhamento de todos os ciclos de tratamento caso sejam necessários
Image

O processo de tratamento da QUALIDADE DA ÁGUA, visto por este ângulo, depende muito mais do processo de coleta e tratamento do que os trabalhos realizados no laboratório. Uma coleta realizada com informações precisas é a base de um trabalho de análise com qualidade.

Desta forma, a solução MAXFIELD serve como uma aliada no suporte aos serviços executados pelas equipes de campo agregando informações qualificadas para o trabalho desenvolvido nos laboratórios.


Newsletter Subscribe

Sistema MaxField

A plataforma MaxField disponibiliza soluções fim a fim para Field SalesField Service, com funcionalidades de despacho, agenda e gerenciamento on-line de visitas e serviços em campo.


mod_jbcookies

MyLiveChat

© {2020} MaxProcess. All Rights Reserved. Powered by MaxProcess

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco