Esta é a pergunta que todos fazem ao empreender, lançar um novo produto ou mesmo ao reestruturar a área comercial. A resposta vai depender do tipo de produto ou serviço, do público-alvo, da cultura regional, do porte da empresa, da concorrência e de outros fatores.
Nesse caminho de construção ou reformulação da estratégia de vendas, é sempre oportuno conhecer os pontos fortes e fracos de cada modelo. Por isso, neste artigo, vamos conversar sobre o que é específico dos modelos de vendas e adentrar um pouco mais nas vendas presenciais para explorar como os sistemas de gestão de campo podem impulsionar esse tipo de estratégia.

1. Inside Sales

2. Field Sales
A venda presencial pode fortalecer o relacionamento com o cliente, uma vez que, ao conhecer de perto o cliente e as suas dores, é possível customizar a solução.
Para uso da força de vendas externas são indicadas soluções de alto grau de personalização e/ou complexidade que exigem demonstrações de produtos. Também é adotado quando o relacionamento com o cliente é um aspecto chave para fidelização à sua oferta.
Para que valha a pena, este modelo precisa ser implementado em vendas com ticket médio mais alto. Caso contrário, o investimento será grande para manter o time na rua e com um baixo retorno em vendas.

3. Sistema de Gestão para Field Sales
Esses são horários de baixa performance, pois muitos colaboradores próprios ou contratados não estão de fato trabalhando.
E vale ainda mencionar os deslocamentos desnecessários em visitas a clientes que poderiam ser feitas consecutivamente e que são realizadas em horários opostos do dia. Isso configura um verdadeiro zigue-zague na rota do vendedor, com o prejuízo de tempo e combustível.
E como o Sistema de Gestão contribui para a gestão do tempo das equipes de vendas? Vamos destacar aqui 3 aspectos importantes, mas que não esgotam as vantagens de um sistema de gestão.
3.1. Controle de jornada efetivo
Primeiramente, os sistemas de gestão ajudam na inibição de ausências, de atrasos e de atividades não correlacionadas ao trabalho durante o expediente.
É possível saber em tempo real quem já iniciou os trabalhos mesmo sem ter de ir ao escritório no início do dia. Podemos também acompanhar quem está em horário de refeição, hora extra ou já finalizou o dia.

E o controle da jornada não é simplesmente pela visualização dos registros de ponto em tempo real. O sistema apresenta as visitas e as equipes georreferenciadas, possibilitando cruzar as coordenadas para saber se uma equipe está no cliente e qual o tempo de sua permanência nele.
3.2 Roteirização inteligente e dinâmica das visitas

3.3 Ferramentas de Gestão

Alguns dos indicadores são: visitas realizadas por período, percentual de visitas planejadas x realizadas, tempo de permanência no cliente, tempo em deslocamento, tempo em escritório, visitas com atraso, horas extras e outros.
Esses indicadores são possíveis pelo uso das tecnologias dos celulares (como a localização e os dados móveis) conjugadas com a inteligência na retaguarda. Por exemplo, o georreferenciamento das equipes de vendas permite o registro automático do check-in e check-out no cliente, também chamado de funcionalidade “passou/visitou”, sem a necessidade de intervenção dos vendedores. Ou pode-se optar pela confirmação de início e fim de visita pelo vendedor. Com o check-in manual ou automático, o controle da visita é realizado obedecendo aos critérios definidos pela gestão.
4. MaxSales
