Copasa e SIGOS, um case de sucesso.

Copasa e SIGOS, um case de sucesso.

 
Copasa conta agora com o Sistema Integrado de Gestão de Ordens de Serviços ou SIGOS, um sistema de gestão de equipes de campo desenvolvido pela MaxProcess.

SIGOS veio para substituir a rotina de programação manual e a execução por meio de uma Ordem de Serviço impressa. Em janeiro de 2019, o sistema entrou em operação em Belo Horizonte e, nos meses seguintes, foi expandido para todas as gerências da Copasa no estado de Minas Gerais.  

Atualmente o SIGOS está implementado em mais de 180 cidades mineiras, atendendo a cerca de 2.000 equipes operacionais próprias e das empresas contratadas pela Companhia. 

Por meio de rotinas inteligentes de programação, os serviços são atribuídos automaticamente às equipes de campo com uma rota otimizada de execução, considerando a prioridade dos serviços, a especialização das equipes e a escala de trabalho dos empregados.  
Image
As equipes recebem as informações da Ordem de Serviço em um aplicativo instalado no smartphone, o SIGOS Mobile. As fotos, as informações de execução e a posição das equipes são transmitidas em tempo real para a central de programação da Copasa, de modo que esses dados podem ser consultados por gestores, fiscais e analistas de medição dos serviços prestados por empresas contratadas.

O supervisor de campo das equipes também conta com um aplicativo no celular, o SIGOS Supervisão, para visualizar a execução dos serviços, a localização das equipes na sua área de atuação e acompanhar simultaneamente a produção dos serviços.
SIGOS Mobile e o SIGOS Supervisão se tornaram as novas ferramentas de trabalho das equipes técnicas e de seus supervisores. De um modo muito intuitivo e amigável, as Ordens de Serviço podem ser visualizadas e executadas no smartphone após poucos minutos da sua abertura feita pelos vários canais da Companhia como o contato telefônico, as agências de atendimento, o aplicativo Copasa Digital e outros.
 
Image
Adeus aos papéis com as descrições de serviços e com as anotações de execução. O celular permite a transferência rápida dos dados da execução em campo para a central da Copasa, de modo que os registros de conclusão do serviço podem ser informados aos clientes em alguns minutos.

Para essa inovação, o sistema conta com a conectividade 4G ou 3G, com o georreferenciamento de todas as ações e serviços e com rotinas de integrações automáticas com outros sistemas da Companhia, incluindo o Sistema Comercial, o Sistema de Planejamento de Recursos Empresariais e o Sistema de Georreferenciamento da rede. 

SIGOS foi implementado na modalidade SaaS (Software as a Service) em cloud computing, o que permite expansão imediata se necessário. 
Por meio de telas gráficas, a produção é monitorada e serviços urgentes são incluídos durante o dia. O deslocamento das equipes é supervisionado e apresentado em mapas de localização juntamente com o georreferenciamento dos serviços.
Image

Praticidade

Visibilidade

Controle

Nada mais prático para quem realiza os serviços, para quem monitora a execução ou mesmo para quem faz a gestão operacional e acompanha os resultados por meio de gráficos e relatórios.

Como o sistema desenvolvido pela MaxProcess é modular e expansível, estão previstas várias melhorias para facilitar o dia a dia de quem presta os serviços de saneamento básico à população mineira. Em breve, teremos novidades!


MaxProcess se orgulha de trabalhar junto com a Copasa, empresa referência no setor de saneamento. Com certeza, foi inaugurada uma parceria duradoura e de grande sucesso!

 


Newsletter Subscribe

Sistema MaxField

A plataforma MaxField disponibiliza soluções fim a fim para Field SalesField Service, com funcionalidades de despacho, agenda e gerenciamento on-line de visitas e serviços em campo.


© {2020} MaxProcess. All Rights Reserved. Powered by MaxProcess