Quais os benefícios de um sistema de gestão de vendas externas?

Gestão de vendedores externos: quais os benefícios?

A cada dia, mais empresas estão em busca de um sistema de gestão para as suas equipes de vendas externas ou Field Sales. Muitos pensam que esses sistemas servem tão somente para localizar as equipes e acompanhar seus deslocamentos. Isso é um engano.

As vantagens vão muito além do monitoramento em tempo real. Um sistema de gestão pode representar um significativo aumento de produção. A depender do modelo de operação e de gestão, a produtividade pode aumentar em até 40%.

Vamos conhecer um pouco mais os benefícios desses sistemas?

O uso de smartphones com conexão móvel, câmera e GPS agiliza a rotina dos vendedores. Não é mais preciso carregar catálogos ou bases de dados em papel, nem mesmo preencher à mão as planilhas de visitas e os pedidos dos clientes para depois digitalizar em algum computador. Os dados são visualizados e inseridos no celular. Depois eles são comunicados automática e imediatamente para o backoffice do sistema.

Algumas das vantagens do sistema de gestão para os vendedores são:

  • Preenchimento do ponto eletrônico;
  • Roteirização inteligente das visitas;
  • Mapas com todas as visitas e auxílio de rotas;
  • Visualização dos dados do cliente e do histórico de compras;
  • Preenchimento de checklist no smartphone como, por exemplo, a criação de um pedido de compra on-line;
  • Cadastro de um novo cliente;
  • Registro automático e/ou manual do check-in e check-out no cliente;
  • Captura de fotos e assinaturas georreferenciadas;
  • Cálculo de quilometragem percorrida e de reembolso de combustível.

Para os vendedores que trabalham em campo, o resultado dessa praticidade não poderia ser outro: aumento da produtividade.

Eles contam com muitas informações no celular e podem pesquisar dados em tempo real. Nada de papel. 

E o sistema também é preparado para operar em modo off-line. Para isso, as visitas do dia são carregadas no início da jornada de trabalho, permitindo a sua realização mesmo que seja em uma área sem cobertura de dados móveis.

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Os supervisores e gestores também se beneficiam. O planejamento é feito de modo automático e inteligente. Os dados estão disponíveis na palma da mão e a qualquer hora. Os resultados são consolidados de modo ágil e comparativo entre os segmentos, as regiões de trabalho e os colaboradores.

Além da automatização de tarefas e do controle das métricas/resultados,  podemos citar os seguintes benefícios para os gestores:

  • Controle de registros de pontos;
  • Inibição de horas extras improdutivas;
  • Localização das equipes em mapa e em tempo real;
  • Histórico de deslocamentos no dia corrente e dias anteriores;
  • Inibição de fraudes nas visitas pelo rastreamento da equipe e fotos/assinaturas georreferenciadas;
  • Integração com outros sistemas, como o CRM (Customer Relationship Management) e o ERP (Enterprise Resource Planning);
  • Geração de indicadores como visitas realizadas por período, percentual de visitas planejadas x realizadas, tempo de permanência no cliente, tempo em deslocamento, tempo em escritório, visitas com atraso, horas extras e outros.


O sistema de gestão faz uso de diversas funcionalidades como georreferenciamento, conectividade, webservices, inteligência artificial e business intelligence.

E é justamente a operação em conjunto dessas funcionalidades que
inibe fraudes,
reduz tempos ociosos e
favorece o aumento da produção.  

Por último e de modo algum menos importante, queremos lembrar os benefícios que são percebidos pelo próprio cliente como pontualidade e frequência adequada das visitas, solicitação de pedidos em tempo real, categorização dos clientes para melhor atendimento e possibilidade de pesquisa de satisfação.

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